A nossa equipa escolar está preparada para utilizar diversas medidas pedagógicas e técnicas para promover a aprendizagem. É importante individualizar o mais possível o ensino, proporcionar o trabalho em pequenos grupos e auxiliar na resolução de problemas práticos.
Os nossos alunos, com adaptações curriculares significativas, são integrados de acordo com as suas capacidades, em grupos escolares/terapêuticos de modo a proporcionar o cumprimento da escolaridade obrigatória e a integração na vida ativa.
O Externato dispõe de dois espaços escolares autónomos, Sede e Secção, mas relacionados pela sucessão dos Ciclos de Ensino Básico. Os alunos com progressiva aquisição de autonomia, funcionalidade e escolaridade transitam da Secção para a Sede do Externato.
1º e 2º Ciclos Ensino Básico
Na Secção do Externato Alfred Binet, procura-se promover o sucesso dos seus alunos através de medidas que diluam as suas dificuldades – adaptações curriculares significativas, apoios específicos ao nível de terapias de acordo com as necessidades de cada criança/jovem (apoio psicológico, terapia da fala, terapia ocupacional, musicoterapia, psicomotricidade), atividades de autonomia e adequação social, estágios sócio ocupacionais internos e estágios externos socioprofissionais.
As atividades artísticas (música, teatro, dança,…) são de regularidade semanal, sendo a sua frequência facultativa, por parte de todos os alunos.
Nos 1º e 2º Ciclos, as necessidades educativas dos alunos englobam diversas áreas de intervenção e de reabilitação. Deste modo, as ofertas educativas, terapêuticas, mas também sócio recreativas, são diversificadas e profícuas.
Todas as atividades (internas ou externas) da escola devem:
- Proporcionar aos alunos a aquisição dos conhecimentos básicos que lhes permitam a possível progressão ao 2º e 3º Ciclos e a integração em estágios sócio ocupacionais e socioprofissionais.
- Incentivar uma cultura de escolaridade prolongada, fomentando a integração, gosto pelo aprender, conhecer e saber.
- Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam o seu desenvolvimento sociocognitivo, emocional, criando neles atitudes positivas e hábitos de vida saudável.
- Desenvolver atitudes e comportamentos de modo a permitir ambientes estruturantes, tendo em vista a regulação dos comportamentos e realização eficaz de tarefas, bem como a interação cooperativa, respeito mútuo fora ou dentro de contexto de sala de aula.
- Estabelecer regras de convivência que contribuam para a educação cívica como cidadãos responsáveis de modo a contribuírem para a integração na sociedade.
Deve-se referir que, apesar da equipa pluridisciplinar, estabelecer contacto próximo, (quase familiar) com estes alunos, são os professores titulares que melhor garantem a estabilidade emocional, a referência afetiva e a rotina organizadora de sala de aula, que permite a integração das competências gerais de cada um dos alunos.
2º e 3º Ciclos Ensino Básico
Na Sede do Externato funcionam os 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico com programa de integração socioprofissional e intervenções terapêuticas.
Muitos alunos estão próximos de atingir a idade de frequência escolar obrigatória, sendo necessário planificar e concretizar programas de transição para a Vida Ativa.
Nos programas de transição para a Vida Ativa, pretendemos que alunos fiquem capacitados a ser o mais possível autónomos e produtivos. Preparamo-los para isso com intervenções ajustadas a cada aluno, ao nível da escolaridade funcional, integração socioprofissional, adequação e autonomia social, hábitos de vida saudável.
A necessidade de proposta de atividades práticas, funcionais e produtivas levou a que reforçássemos o currículo educativo com a área disciplinar de Integração Socioprofissional (ISP), com a execução de estágios socioprofissionais internos e outros externos.
O programa de integração pré-profissional, nos seus objetivos de desenvolvimento de competências sociais e de aptidões necessárias à transição para a vida ativa e integração socioprofissional.
Promover a participação e sucesso dos nossos alunos através de meios facilitadores:
- Adaptações curriculares significativas;
- Apoios ao nível de terapias:
- Terapia da fala, terapia ocupacional;
- Psicomotricidade;
- Atividades psicomotoras em meio aquático;
- Apoio psicológico.
- Programas como:
- Programa de integração socioprofissional;
- Programa de promoção de competências pessoais e sociais.

Equipa
A nossa equipa multidisciplinar é composta pelos seguintes elementos
2 Diretoras Pedagógicas
9 Professores 1,º, 2º e 3º CEB
5 Professores de Educação Especial
2 Psicólogos da área Clínica e de área Educacional
1 Terapeuta Ocupacional
2 Terapeutas de Fala
1 Psicomotricista
2 Monitor de atividades socioprofissionais
9 Auxiliares de ação educativa